AULA DO DIA 16/06

Aula do Dia 16/06/2011

Características que um bom comercial deve ter

1. Ser Agressivo – isso não significa agredir o telespectador, mas sim atingi-lo em algum ponto em que ele seja mais vulnerável.

Ex: Vender um iFone pelo status, vender os produtos do marketing mix (calça dupla face, churrasqueira prática, rosca congelada) apelando pela praticidade que o produto possui.

Você deve apelar pelo fato vulnerável, você vai no centro de interesse do seu público.

2. Ser rápido - toda mensagem deve ter um tempo certo. Sempre adentrar no tempo de 15”, 30”, 45”, 60”; o tempo mais adequado é de 30”.

3. Ser persuasivo – O centro das atenções deve ser sempre o produto ou serviço anunciado de maneira que seja lembrado no ponto de venda pelo consumidor, focar sempre no produto.

4. Ser objetivo – Ou a mensagem é de fácil entendimento, digerível ou então não conseguirá passar o seu conteúdo.

Como fazer para reunir todas essas características?

O comercial deve atingir o plano psicológico das pessoas pelo apelo emocional. Sobretudo nos aspectos da motivação e nos estímulos. Um bom comercial deve atrair pela emoção, afinal, toda emoção guarda uma relação direta com o quadro de valores e referências pessoais de cada individuo.


O Apelo emocional como ingrediente fundamental

É comum em todas as pessoas sensibilizar-se pela emoção seja por seu lado trágico seja pelo lado crômico. O apelo emocional é o que consegue fixar-se com a maior intensidade na memória das mais faixas de público. Quando o apelo emocional atinge as pessoas pelo lado bom, as pessoas tende guardar na memória. Quando atinge pelo lado ruim tendem á apagar da memória ou pelo menos tentar.

Na TV: O poder da mensagem está na imagem

Em TV o essencial é a imagem é ela quem deve contar a história. O áudio entra como um complemento, mas nem por isso é menos importante, deve se dar atenção para o áudio tanto quanto para a imagem.

Pré-requisitos para um comercial realmente eficiente

  • Prender a atenção do telespectador evitando que ele se disperse.
  • Ser lembrado principalmente na hora que o telespectador se encontrar diante do produto no ponto de venda.
  • Envolver e cativar a audiência principalmente pela emoção
  • Materializar uma ideia consistente tornando-se marcante pelo poder de comunicação e fixação da mensagem.

Na criação para TV considerar:

Características á favor: som, imagem, cor e movimento.

Características contra: TV é um meio caro como mídia e também como especiosa produção.

Na TV amensagem vive apenas um momento (o momento que ela passa e vai para o ar).

E para finalizar um puxão de orelha aos alunos do Marketing Mix rsrsrs. A Professora Blueth disse que o VT deve ser exibido pelo menos 2 vezes, atenção não esqueça disso no PGP rsrs


Atenciosamente,

Pollyanna

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